segunda-feira, 11 de junho de 2007

Pacman, o regresso

Entre faculdade e namorada, às vezes torna-se dificil ficar a par do que se passa no mundo dos jogos, quanto mais escrever sobre eles. Tento escrever regularmente no blog, mas esta semana por uma razão ou outra nunca deu. E uma das razões está à vista de todos os que me tenham adicionado na lista de amigos da Xbox 360:


É uma lição acerca de como construir bem um videojogo, o facto de que, mesmo passados 28 anos, Pac-Man continua a demonstrar-se como um dos melhores exemplos de entretenimento interactivo.

Apesar de muitas variantes e versões de Pac-Man terem surgido ao longo dos anos, esta é aquela que se pode realmente chamar de "verdadeira sequela", a obra final do criador Toru Iwantani -- reformado assim que este jogo foi concluído. Verdadeira sequela pois o senhor Toru decidiu fazer o impensável e dar retoques fundamentais na mecânica do jogo.

Pequenas alterações -- a maneira como são utilizados os power-ups, a inclusão de um tempo limite e o descartar por completo de níveis, adoptando um único nível que muda a sua configuração sempre que todos os pontos de uma metade do ecrã são consumidos -- alteram de forma dramática a dinâmica de jogo, sem nunca, no entanto, fazer-nos pensar que estamos a jogar algo que não é Pac-Man.

O balanço perfeito entre familiaridade e inovação é o Santo Graal de qualquer sequela, e raramente esse objectivo foi tão bem alcançado como neste novo Pac-Man Championship Edition. Tanto eu como a minha namorada -- que normalmente não tem muito interesse por jogos que não sejam MMORPGs ou de estratégia por turnos -- não resistimos a passar horas a tentar superar as pontuações um do outro.

Não sou o maior fã de retro-gaming, mas entre as jogatanas com o meu irmão da recente compilação Taito Legends 2 e esta redescoberta de Pac-Man, fica cada vez mais claro que o problema nunca foi uma falta de gosto por jogos antigos.

Foi, muito simplesmente, uma falta de re-edições de jogos realmente merecedores de serem jogados hoje, e concretizadas de forma correcta.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o jogo é fantástico.
Ash já estou quase a passar o teu highscore :P lol

Luis Magalhaes disse...

Lol isso mesmo, quero ter mais pessoal na friends list a jogar isso para nos picarmos! =)

Anônimo disse...

lol.. por acaso o jogo é mt bom!

serrico.blogs.sapo.pt