domingo, 3 de junho de 2007

Lara Croft e o jogo perdido

Estou algo indeciso quanto ao novo Tomb Raider Anniversary -- não quanto à qualidade do jogo, claro. Desde a série Legacy of Kain que tenho completa confiança na capacidade da Crystal Dynamics no que diz respeito a criar uma boa experiência tanto em termos de jogabilidade como de narrativa. E para quem tem duvidas e um PC capaz, nada como experimentar uma demo (ou se preferirem, aqui está uma versão nacional).

Não, o jogo está de facto extraordinário, habilmente capturando o espírito que tornou o primeiro jogo da série naquele que muitos consideram como o melhor de sempre, e dando-lhe um tratamento gráfico e um afinamento na jogabilidade que o deixam apto a concorrer com qualquer jogo moderno. Lara nunca foi tão agradável de controlar, e os cenários por onde ela se move nunca foram tão belos de se ver.

A minha indecisão prende-se com o facto de não saber que versão comprar. Sempre preferi jogar jogos deste género nas consolas, mas a versão PS2 é mais cara e consideravelmente menos bela que a de PC -- que corre perfeitamente num PC modesto, e pode ser adquirida tanto nas lojas como online através do Steam -- e isto sem sequer considerar a possibilidade de o jogo ser lançado para Xbox360 num futuro próximo.

Não tenho nada contra jogar num PC, e de facto o meu PC até corre o jogo nas definições máximas, caso raro. Mas abdicar do joypad é algo que custa. E já sei que me vou sentir um idiota por ter comprado esta versão quando mais tarde for lançada a quase de certeza superior versão Xbox 360. É certo, não está anunciada, mas quem tem duvidas que a Eidos queira capitalizar ainda mais neste êxito seguro?

Dilemas à parte, é bom ver que há respeito suficiente pela série para trabalhar bem um remake bem merecido como este é, em vez de simplesmente reeditar o primeiro jogo com uma caixa de "aniversário" e seguir a todo o vapor para a próxima sequela. A pressa e vontade de lucro rápido foi o que arruinou uma grande série perante os olhos de muita gente, e é bom ver que a Eidos e a Crystal Dynamics tomaram consciência disso.

Nenhum comentário: