terça-feira, 19 de junho de 2007

Competitividade: o crack do Live

Pois é, este blog não tem sido actualizado com a regularidade que eu queria. E podia culpar muita coisa: a namorada, a faculdade e os exames, etc. Mas isso era uma grande mentira: a namorada não se importa nada de me ver escrever, até gosta; estudar para os exames consume muito tempo mas pausas são saudáveis e ajudam ao rendimento.

Não, o problema é mesmo que todas as ditas pausas foram ocupadas pela mesma, imparável, obsessão -- o jogo que já tinha sido alvo do meu post anterior.


O Xbox Live não pára de me surpreender. A simples ideia de cada jogo ter scoreboards mundiais dá-lhes toda uma nova dimensão -- de repente o score de determinado jogo já não é uma simples massagem ao próprio ego, é uma competição com o resto do mundo, com todas as pessoas possuidoras de uma 360 e desse mesmo jogo.

Não é novidade nenhuma, isto acontece com todos os jogos Arcade desde o inicio de vida da consola, mas só quando um gajo finalmente é fisgado por um jogo que gosta de jogar regularmente, é que se apercebe da enormidade e significância do ambiente que a Microsoft conseguiu organizar.

Hoje, depois de uma sessão de estudo particularmente nefasta, fiz uma pausa de uma hora e empenhei-me mais uma vez em melhorar um pouco a minha pontuação. Muitas jogadas depois, desatei aos pulos no meu quarto como um possesso, a adrenalina corria-me pelas veias de forma palpável: tinha entrado no top 100, estava em 68 lugar entre dezenas de milhar de jogadores de Pac-Man de todo o mundo. A sensação de êxito era uma como há muitos anos não sentia tanto num videojogo.

É raro um jogo fazer-nos sentir que realmente alcançamos alguma coisa notável depois de várias horas de jogo. É esse, penso eu, um dos maiores méritos da estrutura Live Arcade.

E agora que alcancei a minha meta auto-importa, entrar nesse top 100, vou desistir de jogar Pac-Man? Claro que não. Mas vou ver se dedico um pouco mais de tempo a este blog... ;)

3 comentários:

bravojohny disse...

Lol, eu se faço uma pausa para jogar fica logo complicado. Aproveito para circular um pouco ao sol, mas caramba, é Junho e chove a cântaros, ora bolas.
Tenho de ver esse Pac-man.

Um abraço!

Luis Magalhaes disse...

Sim, vê lá se o arranjas, é muito mais fixe competir com conhecidos do que com nomes estranhos nos leaderboards. :D

Anônimo disse...

Ash, em breve vais ter concorrência nos leaderboards da tua lista. :D

Continua com os bons posts. ;)