domingo, 15 de julho de 2007

Exames, ENE3 e Morrowind

A minha intenção quando criei este blog era a de ter um local onde falar regularmente do mundo dos videojogos, mas infelizmente, entre exames e projectos, a regularidade não foi tão grande como eu gostaria. Felizmente a época de exames está próxima do fim e já posso partilhar mais algumas novidades relacionadas com o mundo dos videojogos.


A maior , pelo menos para mim e penso que para qualquer amante de videojogos em terras lusas, é a reestruturação do site ENE3. O site foi fundado há anos por uma pequena equipa com o propósito de cobrir noticias acerca de videojogos Nintendo, coisa muito em falta em Portugal, e acabou por crescer para passar a falar de todas as plataformas e se tornar uma referência a nível nacional. Há cerca de um ano, o projecto, encabeçado por um bem-feitor anónimo e dirigido por mim, acabou por morrer devido à partida da maioria da equipa, por razões pessoais e profissionais.

Este mês, expressou-se no Insert Coin o interesse de reviver o site como um super-blogue de videojogos, na senda de Kotaku ou DestructoId, e é com prazer que anuncio que sou mais uma vez editor da ENE3, apoiado por uma excelente equipa que já fez um magnifico trabalho em dar a conhecer todas as noticias da E3, o evento anual mais importante no mundo dos videojogos. Não deixem de passar por lá, vale bem a pena.


Mudando de assunto, como alguém que aprecia sempre voltar a jogos clássicos, fiquei satisfeito em ver que, na calada da noite, a Microsoft lançou um update de retrocompatibilidade para a sua Xbox 360. O que isto significa é que agora já uma maior quantidade de jogos da Xbox original funciona na sua sucessora, incluindo um dos maiores RPGs de sempre, The Elder Scrolls III: Morrowind, antecessor do famoso Oblivion.

Assim foi com muito regozijo que meti o velho DVD de Morrowind na minha 360, antecipando uma nova entrada no mundo de Tamriel. Mas o desapontamento foi chocante. A verdade é que o jogo não envelheceu bem, não na Xbox. A resolução é terrível pelos padrões actuais, e os gráficos 3D sofrem muito com isso. E a falta do rato sente-se mais do que nunca, nota-se que, ao contrário de Oblivion, o jogo não foi feito a pensar num comando de consola.


Moral da história? Acabei por ir desenterrar a minha versão PC de Morrowind. Aquela que sempre tive e que nunca precisou de nenhum update de retrocompatibilidade. Mesmo no meu PC, o jogo corre agora no máximo da configuração gráfica, e embora se note a sua idade, a correr a 1024x768 fica infinitamente melhor do que na consola, e ganha bastante com a inclusão do teclado e rato.

Afinal de contas, o update da Xbox 360 não foi inútil: acabou por me despertar a vontade de voltar a jogar um grande jogo. Mas também deixou patente que não há nada como jogar um jogo na plataforma para o qual ele foi originalmente confeccionado.

2 comentários:

Desvairado disse...

A ene3 tem feito um óptimo trabalho. :)

Luis Magalhaes disse...

Obrigado. :)

Tem sido complicado organizar tudo, mas a maior parte do mérito vai mesmo para o editor de noticias e equipa de noticias que têm dado duro para acompanhar as ultimas novidades. :)